segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jogos na Educação

Para Piaget, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira pois oferece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral.
Para a criança o jogo tem que ser prazeroso. Pois ludicidade quer dizer prazer, e por tanto uma atividade lúdica é aquela que proporciona alegria, prazer sendo que esta pode acontecer através de um jogo, de uma leitura, de uma brincadeira, enfim a ludicidade está relacionada a forma do desenvolvimento da atividade oportunizando aos alunos alegria e prazer. No dia 13/09/2013 foi realizado pela Prefeitura Municipal de Barra Mansa, a oficina "Somando Experiências", na qual havia uma das oficinas direcionada para a importância dos jogos na alfabetização. Este material pode ser visto no site do Mec, pois nele há um completo material criado para Alfabetização Pela Idade Certa, (PNAIC).

sábado, 28 de setembro de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

http://supercerebro.com.br/blog/supercerebro-revista-projetos-escolares/


Super Cérebro é uma revista que nos traz entrevistas e reportagens sobre projetos escolares, e esse link nos leva a uma reportagem sobre jogos educativos...super legal, não deixem de acessar e ler!

Postado por  Antonia

terça-feira, 17 de setembro de 2013



"Esse vídeo nos orienta a trabalhar com jogos matemáticos confeccionados pelos educadores e alunos, que logo ajudarão nas dificuldades de aprendizado dessa disciplina"! Muito Bom.
Postado por Antônia.





segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jogo de Sequência Geométrica

Clique aqui para jogar: Formas Geométricas Sequência

Para jogar:
O objetivo é completar os quadrados em branco seguindo a mesma sequência. Basta escolher a imagem correspondente no retângulo laranja e arrastar até o próximo quadrado disponível.




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pesquisa na E.M.M.C.S (Serrinha)

Entrevistada: Prof.ª Lúcia de Cássia (professora das séries iniciais)

Blogger: O que é projeto?
Prof.ª: É a necessidade de compartilhar o conhecimento que o aluno já tem e o que lhe é oferecido durante sua vivência escolar.

Blogger: Qual é o objetivo de seus projetos?
Prof.ª: É compartilhar com todos os envolvidos o produto oferecido e que os alunos e professores tenham a função de trabalhar com distinção, divulgação e circulação social interna ou fora da escola.

Blogger: Qual o segredo para um bom desenvolvimento num projeto?
Prof.ª: O segredo é a interação de todos os envolvidos desde que os alunos tenham a interação e interesse pelo tema.


Blogger: Como você constrói os seus projetos?

Prof.ª: Com problemática: construindo junto com os alunos um tema de seu interesse. O tema proposto deve ser de acordo com o que é definido e também o conhecimento adquirido dos alunos em sala e nas suas vivências é de muita importância, visto que muitos já possuem um conhecimento global


Blogger: Porque realizar o projeto?

Prof.ª: Para esclarecer a importância para o grupo tendo como referência a proposta curricular escolar. Ex: Fundamentação em teoria e objetivo geral


Blogger: Como entender a interdisciplinaridade num projeto?

Prof.ª: As disciplinas nas séries iniciais não é unica, o processo de aprendizagem não é fragmentado como se cada disciplina fosse uma só, o processo deve envolver todas as disciplinas e precisamos cada vez mais abrir a nossa mente para esse fato, logo teremos alunos motivados criticamente e autônomos em sala de aula.


Por Júlia Maria da Silva

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Meninas leiam com muita atenção esta entrevista sobre projetos

Eliane Maio (UEM): projetos aproximam teoria e prática

O envolvimento da comunidade educativa em um projeto traz benefícios que vão além da aprendizagem
O envolvimento da comunidade educativa em um projeto traz benefícios que vão além da aprendizagem
Autor:Arquivo pessoal

Na visão da professora Eliane Maio, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, o desenvolvimento de projetos em sala de aula pode proporcionar a aproximação entre teoria e prática e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Segundo Eliane, os projetos podem levar à comunidade educativa assuntos ainda não inseridos no conteúdo específico de cada disciplina. Com doutorado em educação escolar e pós-doutorado em educação, Eliane Maio tem graduação e mestrado em psicologia e especialização em psicopedagogia e em pré-escola e metodologia das séries iniciais. Na UEM há 12 anos, ela leciona as disciplinas de problemas de aprendizagem, psicologia da educação e desenvolvimento do pensamento e da linguagem de zero a 6 anos. 

Jornal do Professor — Quais os principais benefícios que o desenvolvimento de projetos na sala de aula pode trazer para a escola, professores e alunos?
Eliane Maio — Os projetos desenvolvidos em sala de aula podem proporcionar a aproximação entre teoria e prática e beneficiar a aplicabilidade do processo ensino-aprendizagem. O envolvimento da comunidade educativa no projeto pode beneficiar, além da aprendizagem, a experiência de trabalhos em grupos, a criatividade, espontaneidade, bem como a satisfação em apropriar-se de conhecimentos já elaborados historicamente e de novos conhecimentos.
Há de se enfatizar que os projetos podem oferecer à comunidade educativa assuntos ainda não contemplados no conteúdo específico de cada disciplina, tais como inclusão social, racial-étnica, sexual e digital, como também a prioridade em assuntos éticos e culturais e projetos que deem visibilidade à construção da cidadania.
JP – Como esta metodologia pode ser utilizada em sala de aula?
EM — Ela deve ser elaborada com os próprios envolvidos, para que se sintam partícipes do projeto, podendo agregar importantes contribuições e consequentes resultados adequados. Penso que a satisfação principal será a de conseguir resultados importantes para a própria pessoa, bem como para a escola, favorecendo bons aprendizados, como também a formação de nova geração profissional de uma forma adequada e competente.
JP – O que é importante observar e levar em consideração na hora de elaborar um projeto?
EM — Em primeiro lugar, a busca de referencial teórico, que embasará um projeto adequado. Após, a elaboração de etapas do projeto, trazendo um resumo, introdução, justificativa, objetivos (geral e específico), metodologia e conclusão. A metodologia deve ser bem elaborada, implicando em levar os envolvidos de maneira adequada e proporcionar participação efetiva dos mesmos com vistas à melhoria da educação básica. Continue lendo

Postado por Júlia

sábado, 7 de setembro de 2013

Escolhi esse vídeo de uma escola de Guarulhos SP. porque além de nos mostrar como aprender com ludicidade é importante e prazeroso, nos mostra uma realidade feliz através do sorriso das crianças. A música usada no vídeo também me chamou muito a atenção...muito criativa...me emocionei!!!!
Espero que gostem meninas! (Antônia)



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Pulo do Gato - Jogos para Alfabetizar

UM POUCO DE HISTÓRIA


Embora desconhecida a origem dos jogos, sabe-se que diversos povos como egípcios, romanos e maias, utilizavam-se destes para ensinar normas, valores e padrões de vida advindos das gerações antecedentes (Moratori, 2003). Deste modo, observa-se que desde a antiguidade os jogos já eram vistos como elemento de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, pois se acreditava que por meio do mesmo, o ato de educar pudesse tomar rumos que abrangiam a imaginação, a curiosidade e a própria aprendizagem de maneira alegre e eficaz (Contin e Ferreira, 2008).